sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

ESPÍRITAS AMAI-VOS ... INSTRUÍ-VOS

Todos aqueles que trabalham na Seara Espírita igualmente estão na vinha do Mestre Jesus, o modelo e guia da Humanidade, mas eu vos pergunto de onde deriva tantas moléstias dos que estudam Allan Kardec?

Algo que nunca deveria acontecer, acontece, mais e mais “espíritas” desfalecem na própria Fé,e não digo aqui que por serem espíritas são “perfeitos” digo q são espíritas por se esforçarem em três pontos:

1º - AMAR : amar é mais que fundamental para a base sólida da estrutura do estudo, é através dela que vamos dissipar as sombras de todas as dúvidas de nossa alma!Amar também é respeitar, compreender, entender, quem conhece a prece de São Francisco de Assis sabe do que eu estou me referindo!!!


2º - ESTUDO : estudar é para o espírita uma base mais que segura, já disse Kardec: “Não estranhais aos espíritas o verbo estudar”, obviamente porque todos devem diariamente ler, reler, comentar, escrever, raciocinar em cima de todo o postulado da Doutrina Libertadora de consciência!

3º - FÈ : a fé supõe-nos confiança, mas para confiar devemos conhecer, por isso é muito importante a base sólida no AMOR e a estrutura firme no ESTUDO, um completa o outro!
Dentro da própria FÉ está a perseverança no BEM, ou seja, “reconhece-se o verdadeiro espírita pelas forças que faz para domar suas más inclinações e sempre consegue quando tem VONTADE FIRME”( ESSE – cap. 17), ai está um ponto prático da FÉ!


Então fica marcado entre nossas vidas a imensa necessidade estudar, amar e possuirmos fé porque todo aquele que trabalha na SEARA do Mestre deve se perguntar o que fez até agora para se modificar ser um pouco menos egoísta, orgulhoso, vaidoso.Seja lá o que for a melhor maneira de não nos deixarmos cair e ainda aquele novo velho mandamento: “AMARÁS TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO”

( ESPÍRITAS AMAI-VOS ... INSTRUÍ-VOS)

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Tentações ? ? ?

"Cada um é tentado quando atraído e enganado pela sua própria concupiscência" – Tiago l:14.

Tentar é instigar para o mal. É a sugestão ou impulso que tende a levar à prática do mal. Definição do dicionário. Onde está a causa da tentação? Geralmente se pensa que está fora de nós, nas coisas, nas situações ou nas pessoas. Entretanto, a tentação está em nós mesmos, conforme afirma Tiago. Sua causa reside em nossos pensamentos ou sentimentos, em nosso apego a sensações, interesses ou paixões. O que nos tenta é o gosto, o apetite ou atração que sentimos pelo que elas apresentam ou oferecem. Todos estamos sujeitos a tentações, porque somos, ainda, Espíritos pouco evoluídos. Somos tentados por motivos diferentes. O que tenta a um, não produz o mesmo resultado em outro. Se oferecermos uma bacia com pérolas preciosas a um cavalo, ele permanecerá indiferente. Mas se lhe dermos, na mesma bacia, uma quantidade de milho, certamente terá muito interesse pelo saboroso alimento. As pessoas que pensam lucrar facilmente, à custa de outrem, são os que facilmente caem no chamado "conto do vigário".
Falamos de tentações como se fôssemos vítimas. Porém, muitas vezes, somos nós o instrumento de tentações para os outros. Nossos vícios, buscando companhias; nosso despotismo e orgulho, provocando revolta; nosso elogio interesseiro, insuflando vaidades. Nossa crítica impiedosa, levando ao desânimo.a influência deles, costuma transferir o temor de tentação para com os desencarnados. "Eles podem saber nossas fraquezas, podem nos induzir ao mal". Isto pode ocorrer se a pessoa oferecer condições favoráveis para a atuação do Espírito. Este vai aproveitar os pontos falhos, as fraquezas da pessoa para realizar seu intento. Se a pessoa alimenta bons sentimentos, bons pensamentos, se está vigilante, o Espírito nada conseguirá. Mas, porque os Espíritos fazem isso? No Livro dos Espíritos, questão 465-a, está a resposta. Fazem isto por inveja. Como sofrem, querem que outros sofram também. Não são felizes, não querem que o sejamos também.
Porque Deus permite que maus Espíritos nos excitem ao mal? Resposta constante da questão 466 do livro citado: Para progredirmos "na ciência do infinito". Espíritos imperfeitos são instrumentos apropriados para pôr em prova nossa fé e nossa constância na prática do bem. E só se apegam aos que, pelos seus desejos, os chamam (…) pelos seus pensamentos, os atraem. Bons Espíritos sempre procuram influenciar-nos para o bem. Temos o livre arbítrio, e assim somos senhores de nossos atos.
Como podemos neutralizar a influência dos maus Espíritos? Resposta: "Praticando o bem e pondo em Deus toda a vossa confiança, repelireis a influencia dos Espíritos inferiores e aniquilareis o império que desejam ter sobre vós. Guardai-vos de atender às sugestões dos Espíritos que vos suscitam maus pensamentos, vos insuflam as paixões más, sopram a discórdia entre vós outros. Desconfiai, especialmente, dos que vos exaltam o orgulho, pois que esses vos assaltam pelo lado fraco". (Questão 469, Livro dos Espíritos)
Jesus nos ensinou a pedir: "Não nos deixes cair em tentação". Oramos, mas as vezes não fazemos esforço para remover do íntimo as causas da tentação. A questão não é deixar de ser tentado, mas de, sendo tentado, não ceder. Não é continuar ignorando nossas imperfeições, mas, descobrindo-as, vencê-las. A súplica não é para não ser tentado, mas para não sucumbir à tentação. Inevitável sejamos experimentados, a fim de, aos poucos, nos libertarmos das tendências inferiores, do mal que ainda reside em nós mesmos.
Tentações
JOSÉ ARGEMIRO DA SILVEIRA
de Ribeirão Preto, SP
Bibliografia:
OLIVEIRA, Therezinha. Na Luz do Evangelho, pág. 79
KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos, itens 459 a 469

Fonte: Verdade e Luz, edição nº 235 . Agosto . 2005

(retirado do site www.feemt.org.br)

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

OUVINDO O SERMÃO DA MONTANHA....



Bem-aventurados os aflitos, desde que não convertam a própria dor em
azorrague de recriminações sobre a face alheia.
Bem-aventurados os que choram, contudo, desfrutarão a divina bênção se não
transformarem as próprias lágrimas em venenosa indução à preguiça.
Bem-aventurados os sedentos de justiça, no entanto, para que o título
celeste lhes exorne o espírito atormentado, será preciso se abstenham de
demandas domésticas ou de querelas nos tribunais com que apenas agravariam
os próprios débitos, ante a Lei.
Bem-aventurados os humildes de espírito todavia, para que se adornem com o
sublime talento, é indispensável não conduzam a própria modéstia ao caminho
do orgulho em que se entregarão, desvairados, à crítica desairosa e à
condenação sistemática dos companheiros que lhes partilham a senda.
Bem-aventurados os misericordiosos, mas para que se ergam felizes, na
execução da promessa, é imprescindível não façam da compaixão simples peça
verbal, para discurso brilhante.

Aflição com revolta chama-se desespero.

Pranto com rebeldia é poça de fel.

Sede de justiça com reivindicações apressadas é destrutiva exigência.

Singela com reproches à alheia conduta é sistema de crueldade.

Misericórdia sem esforço de auxílio é simples ornamento na boca.

Cogitemos de assimilar as bem-aventuranças divinas, sem nos esquecermos,
porém, de que todas elas traduzem atitudes da consciência e gestos do
coração, porque só no coração e na consciência é que se fundamentam os
alicerces do glorioso Reino de Deus.


(Obra: Refúgio - Chico Xavier/Emmanuel)

Sem Preconceitos!!! Estudar sempre...Amar mais ainda!!!

Semanalmente estaremos postando assuntos delicados, mas de qualquer forma devem ser analisados pelos espiritistas, obviamente com olhar da Doutrina baseada nas Obras da Codificação!Começamos esta semana com o assunto da HOMOSSEXUALIDADE, o que diz a FEB sobre as condições sexuais inversivas???

- Na questão 202 de O Livro dos Espíritos, Allan Kardec pergunta: "Quando errante, que prefere o Espírito: encarnar no corpo de um homem, ou no de uma mulher?" A resposta: "Isso pouco lhe importa. O que o guia na escolha são as provas por que haja de passar".
Os Espíritos superiores querem dizer com isto que, escolhida a opção, deve-se enfrentar as provas referentes a tal opção. Se a escolha for o corpo masculino, deverá enfrentar as experiências reservadas ao homem;
se a encarnação ocorrer no vaso feminino, as provas serão as reservadas às mulheres.

Segundo o pensamento espírita, o homossexual é um espírito que enfrenta momento de provação, e que deve estar vigilante para que saia vitorioso, em vez de agravar os seus débitos perante a lei divina. Mas o que é estar de acordo com a lei divina? A resposta foi dada por Jesus: Fazer aos outros todo o bem que gostaríamos que nos fizessem. Certamente que isso se manifesta também em nossos relacionamentos afetivos, através de gestos de respeito e carinho por aqueles seres com quem nos relacionamos. Então, o equilíbrio sexual (que se manifesta por um comportamento que não é promíscuo e nem desrespeitoso para com os sentimentos alheios) é caminho seguro tanto para homossexuais como para heterossexuais.

Todos nós somos seres em busca do equilíbrio espiritual. A maior parte de nós traz graves comprometimentos no que diz respeito no campo sexual. O Espírito Emmanuel, em sua obra "Vida e Sexo", psicografada por Chico Xavier, nos informa que, quase sempre, os que chegam no além-túmulo, sexualmente desequilibrados, depois de longas perturbações, renascem no mundo tolerando moléstias insidiosas, ou em condição homossexual, amargando pesadas provas como conseqüência dos excessos que cometeram no passado.

Depreende-se, portanto, que os homossexuais são Espíritos que podem ter cometido abusos sexuais em sexo diferente do atual, respondendo, tal comportamento no passado, pela atual atração que sente por pessoas do mesmo sexo, devendo resistir a esses apelos instintivos em prol do seu aperfeiçoamento moral.

Ainda o Espírito Emmanuel, em O Consolador, nos mostra que Deus não extermina as paixões dos homens, mas fá-las evoluir, convertendo-as pela dor em sagrados patrimônios da alma, competindo às criaturas dominar o coração, guiar os impulsos, orientar as tendências, na evolução sublime dos seus sentimentos. Informa Emmanuel que observamos almas numerosas aprendendo, entre as angústias sexuais do mundo, a renúncia e o sacrifício, em marcha para as mais puras aquisições do amor divino.

A recomendação do Espiritismo para o respeito e a compreensão para com os irmãos que transitam em condições sexuais inversivas (homossexualismo), ocorre em função do sentimento de fraternidade ou caridade que deve presidir o relacionamento humano, mas igualmente pelo fato de que nenhum de nós tem autoridade suficiente para condenar quem quer que seja, pois todos temos dificuldades morais e/ou materiais graves que precisam de educação. A esse respeito, Emmanuel finaliza o livro Vida e Sexo com a seguinte recomendação: "Diante de toda e qualquer desarmonia do mundo afetivo, seja com quem for e como for, colocai-vos, em pensamento, no lugar dos acusados, analisando as vossas tendências mais íntimas e, após verificardes se estais em condições de censurar alguém, escutai no âmago da consciência, o apelo inolvidável do Cristo: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei".

O escritor e médico psiquiatra Jorge Andréa, no seu livro Forças Sexuais da Alma, considera que o homossexual, ao atender os sentidos em satisfação sexual, não estará em processo de realização plena. Na homossexualidade, como em qualquer outro processo provacional, sofremos as conseqüências de nossos atos anteriores. Então, se reencarnamos com uma distonia relacionada à área sexual, isso nos deve ser encarado como sinalizador de que cometemos deslizes graves nessa área e que necessitamos de ajustes, principalmente no setor moral. Segundo Jorge Andréa, a falta de sintonia entre o ser e o querer ser, ou entre o que se é e o que se pensa ser, transforma o homossexual, masculino ou feminino, num ser frustrado (ainda que a negativa seja comum, num mecanismo psicológico por demais conhecido), atormentado por ilusões e anseios de consumação às vezes impossível e que o debilitam moralmente, abrindo porta larga a graves obsessões (obsessão é a influenciação negativa de um espírito desencarnado sobre uma pessoa).

Para o homossexual, há necessidade intransferível de vivência equilibrada no campo sexual a fim de encontrar a harmonia para as futuras reencarnações. Tanto o homossexual como o heterossexual devem buscar a sua reforma interior, não cedendo aos arrastamentos provocados pelos impulsos instintivos e sensuais. Ensinam-nos os espíritos que a energia sexual é criação divina e que o sexo em bases de amor e carinho, respeito e atenção pelo sentimento alheio, é força maravilhosa.

O Espírito André Luiz, no seu livro Conduta Espírita, psicografado por Chico Xavier, recomenda "distinguir no sexo a sede de energias superiores que o Criador concede à criatura para equilibrar-lhe as atividades, sentindo-se no dever de resguardá-la contra os desvios suscetíveis de corrompê-la".

A Doutrina Espírita não condena o homossexual. Ao contrário, recomenda que tenhamos para com ele todo o respeito, a consideração e o carinho, uma vez que é um espírito que atravessa momento difícil (até mesmo tormentoso) em que necessita promover a sua edificação moral, através de uma conduta sexual equilibrada. O que não é lícito ao hetero, também não pode ser ao homossexual. Para ambos, os abusos, tais como as orgias, o sadomasoquismo, a necrofilia, a pedofilia e outros, são práticas que comprometem o equilíbrio no manuseio das forças genésicas e são contrárias às leis naturais, dando uso aos órgãos sexuais de maneira diversa do que recomenda a sua natureza.

( retirado do site www.febnet.org.br - perguntas e respostas )

Então osbservemos melhor este assunto que assola a tantos irmãos e respondamos com siceridade que " Amar ao próximo é também questão de respeito, mas sem depravação!Todos os irmãos, homossexuais, heteressexuais, bissexuais, transsexuais, não importa!
Jesus sempre amou, a todos nós, numca perguntou o que somos ou como somos, simplesmente amou!!!